Web é o termo utilizado para denominar um conjunto de computadores conectados que conseguem realizar troca de dados e mensagens. Isso é possível por meio de um protocolo comum, que permite unir vários usuários ― particulares, órgãos culturais, bibliotecas ou institutos militares ― no mesmo acesso.
Mas não foi sempre assim! Do início de sua criação até hoje, a Web se desenvolveu, ganhou novos propósitos e permitiu transformações que nem seus idealizadores vislumbraram.
Como a Web 1.0 foi criada?
A web 1.0 é considerada como estática, sendo que seus conteúdos não podem ser alterados pelos usuários finais. Todo o conteúdo da página é somente leitura, por isso o termo estático.
Na web 1.0, não existia a interatividade do usuário com a página, onde somente o webmaster ou o programador pode realizar alterações ou atualizações da página.
A primeira versão da Internet (chamada de ARPANET) surgiu logo após a Guerra Fria, na década de 1960. O propósito inicial da Web servia a objetivos militares dos EUA, propiciando compartilhamento de informações.
Nessa fase, a Internet se caracterizou especialmente pela entrega de conteúdo online, de forma estática, em sua maior parte corporativo. Um de seus marcos é o envio do primeiro e-mail, em 1969.
Foi nesse período que foi criado o Internet Protocol (IP) e o Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTP) — e eles propiciam o tráfego de dados por meios como rádio, fibra ótica e satélite; o envio de informações criptografas e as transações comerciais via Internet.
Foi nessa fase que, em 92, a Web foi criada por Tim Berners-Lee.
Fontes:
Comentários
Postar um comentário