Pular para o conteúdo principal

A alternativa ao Google Maps

Antes mesmo de começar a falar sobre o que eu gostaria, irei responder a pergunta que você deve estar se fazendo agora: "Por que eu não utilizaria o Google Maps?".
A resposta para essa pergunta é simples: evitar o monopólio. Afinal, quem decide o que vai ou não aparecer nos seus mapas é o próprio provedor. Caso não esteja convencido, sugiro que leia mais sobre isso neste artigo.

Fig. 1: OpenStreetMap - logo

Agora podemos então falar sobre o OpenStreetMap (OSM), um projeto criado em 2004, com objetivo de fornecer um mapa de cada canto da Terra de forma gratuita. O site da OSM traz informações detalhadas sobre cada região do planeta, seja de ciclovias à  lojas de conveniência, tudo está lá. Todos esses dados foram conseguidos com a ajuda da comunidade, já que qualquer um pode criar uma conta e modificar ou acrescentar informações sobre determinado local.

Fig. 2: Moovit - logo


O projeto conta com API's que auxiliam aplicativos a utilizarem desse mapa para a sua aplicação, ou seja, tudo dentro da OSM está aberto para qualquer um, facilitando a criação de aplicativos de mobilidade urbana, à exemplo do Moovit, app que indica rotas para o caminho escolhido, utilizando do transporte público como meio de locomoção. Inclusive, esse mesmo app, está funcionando em nossa cidade, Aracaju, como em municípios que a rodeiam.

Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Moovit
https://www.tudocelular.com/android/noticias/n97760/moovit-aracaju-mapathon.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/OpenStreetMap
https://en.wikipedia.org/wiki/OpenStreetMap
https://gizmodo.uol.com.br/analise-openstreetmap/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Web 2.0

Web 2.0    O termo Web 2.0 foi usado pela primeira vez em outubro de 2004 pela O'Reilly Media e pela  MediaLive International  como nome de uma série de conferências sobre o tema, popularizando-se rapidamente a partir de então. Tratou-se de uma constatação de que as empresas que conseguiram se manter através da crise da Internet possuíam características comuns entre si, o que criou uma série de conceitos agrupados que formam o que chamamos Web 2.0.    A  web  2.0 é o que usamos atualmente, destaca-se por ser dinâmica, ao contrário da  web  1.0 que é estática. Referindo-se à  web  2.0, dinâmico indica a interatividade e participação do usuário final com a estrutura e conteúdo da página. Nela, o usuário final pode postar comentários, enviar imagens, compartilhar arquivos e fazer milhares de outras coisas que a  web 1.0 não permitia.    Outra grande mudança entre a  web 1.0 e a  web  2.0 foi que o usuário diminuiu a taxa de d ownload e aumentou a de upload , o q

Programação e seus paradigmas

Programação: As linguagens de programação são utilizadas como meio de comunicação entre pessoa e maquina. A base dessas linguagens são comandos lógicos que quando utilizados em certa ordem, executam uma ação. Antes dos anos de 1940: As linguagens de programação datam de eventos anteriores ao surgimentos do computador moderno. Em 1801 o tear automático de Jacquard, utilizava cartões perfurados para coordenar os movimentos do braço do tear a fim de que se realizasse uma costura padronizada. Em 1843, Ada Lovelace  traduziu os postulados do matemático Luigi Menabrea  para a maquina analítica, de Charles Babbage. Nas primeiras décadas do século XX, os códigos para computador eram especializados segundo as aplicações e as limitações de hardware da época. Até a chegada dos anos 40. A partir dos anos 40: Na década de 1940 os primeiros computadores eletrônicos foram criados. Apesar da velocidade de processamento limitada tal como a memór