Computação moderna
Introdução:
Computadores pré modernos:
Na primeira metade do século vinte, diversos computadores mecânicos já foram desenvolvidos e a medida do avanço tecnológico componentes eletrônicos foram adicionados a esses.
O primeiro computador que portava a arquitetura binária, baseando-se na lógica Booleana foi criado por Vannevar Bush em 1931.
Vannevar Bush |
Durante a Segunda Guerra Mundial houve incentivo no desenvolvimento de computadores, visto que serviriam como ferramenta para auxiliar nos planejamentos táticos e bélicos, que mudariam o curso da guerra e da historia.
Um dos projetos relacionados a essa época e que obtiveram uma notoriedade tremenda foi o computador Colossus, criado pelo cientista Alan Turing, também conhecido como pai da computação, em 1946.
Essa maquina tinha por objetivo solucionar problemas formais e práticos. E assim foi criada a teoria da "Maquina de Turing", que através de número finito de operações, resolvia problemas computacionais de diversas ordens. A maquina de Turing fora colocada em atuação através do Colossus, como visto no filme o filme "O Jogo da Imitação".
![]() |
Alan turing |
![]() |
Colossus |
Computação moderna:
A computação moderna pode ser definida por conta do uso de computadores com base digital, ou seja não utilizam componentes analógicos com base para seu funcionamento.
A computação moderna pode ser dividida em atualmente de cinco a seis gerações, mas nos ateremos ás cinco gerações.
A primeira geração (1946 - 1954):
A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas e uso de espaços massivos para construções de maquinas. A maioria dos computadores dessa geração foram criadas pelos EUA e Inglaterra, os quais possuíam aplicações nas áreas cientifico-militares do período da Segunda Guerra.
O primeiro computador digital eletrônico foi o ENIAC que surgiu em 1946 e tinha como função calcular movimento de projeteis e trajetórias balísticas. Ele teve um papel importante na guerra fria e desenvolvimento de bombas atômicas.
ENIAC |
Por conta da falta de confiabilidade, surgimento de problemas nas válvulas e a necessidade de reprogramar a maquina continuamente, no final dos anos 50 foram gradativamente substituídas pela segunda geração:
Segunda Geração (1955 - 1964):
A substituição das válvulas eletrônicas pelos transistores, os quais facilitaram a alocação de computadores em áreas menores além de reduzir o consumo de energia e reduzir o tempo de processamento.
Foi durante 1959 e 1965 que surgiram os computadores da segunda geração, daí começaram a surgir conceitos como o de CPU (unidade central de processamento), memória e linguagem de computação possibilitando entradas e saída. A linguagem utilizada para as maquinas linguagem assembly (retomaremos em próximos posts), também conhecida como linguagem simbólica, que utiliza de mnemônicos (forma de auxiliar a memorização) para instruir a máquina.
Como exemplos podemos citar as seguintes maquinas:
PDP-1 O primeiro computador utilizado para aplicação de jogos como Spacewar |
IBM 401 Teve uma capacidade de memória base de 4.096 bytes |
Tradic O primeiro modelo de computador integralment transistorizado feito pela Bell Labs. |
Terceira Geração (1964 - 1977):
A terceira geração foi marcada pela utilização de circuitos integrados, feitos de silício. Conhecidos também como microchips, pois eram construídos integrando grande quantidades de transistores, logo diminuindo o tamanho e o preço das maquinas.
o computador que representa essa geração foi o IBM's System/360, que era voltado para um setor comercial e cientifico.
![]() |
IBM System/360 |
Entretanto no final desta geração já começaram a surgir novas empresas focadas na produção dos computadores pessoais como o Apple 1.
![]() |
Apple 1 |
Houve também a integração de linguagens de programação de alto nível (retomaremos em outros posts) que deu inicio à industria de softwares.
Quarta geração (1977 - 1991):
Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo fim do conceito de um CPU e a consumação de um processador físico. Além do surgimento de sistemas operacionais como MS-DOS, UNIX, Macintosh. E o surgimento de linguagens de programação orientadas a objetos como C++ e Smalltalk.
Essa geração se marcou pela popularização dos computadores.
Apple 2 |
Quinta e sexta geração (1991 - atualmente):
Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram arquiteturas 32 e 64 bits para os processadores, além de discos rigidos com mais de 600 gigabytes e leitura de discos ópticos.
Processador Intel I7 |
Já a sexta geração esta diretamente ligada aos avanços de inteligências artificiais, armazenamento em nuvem, distribuição de dados, a micro computação e o surgimento de paradigmas de programação mais complexos.
![]() |
Iphone X |
Samsung Fold |
Robô Sophia |
Em nossos próximos posts faremos uma ponte entre as gerações os paradigmas de programação e a computação.
Bibliografia:
Comentários
Postar um comentário