Pular para o conteúdo principal

Computação moderna e os paradigmas de programação

Computação moderna

Introdução:

Computadores pré modernos:

Na primeira metade do século vinte, diversos computadores mecânicos já foram desenvolvidos e a medida do avanço tecnológico componentes eletrônicos foram adicionados a esses.

O primeiro computador que portava a arquitetura binária, baseando-se na lógica Booleana foi criado por Vannevar Bush em 1931.

Resultado de imagem para Vannevar Bush
Vannevar Bush

Durante a Segunda Guerra Mundial houve incentivo no desenvolvimento de computadores, visto que serviriam como ferramenta para auxiliar nos planejamentos táticos e bélicos, que mudariam o curso da guerra e da historia.
Um dos projetos relacionados a essa época e que obtiveram uma notoriedade tremenda foi o computador Colossus, criado pelo cientista Alan Turing, também conhecido como pai da computação, em 1946.
Essa maquina tinha por objetivo solucionar problemas formais e práticos. E assim foi criada a teoria da "Maquina de Turing", que através de número finito de operações, resolvia problemas computacionais de diversas ordens. A maquina de Turing fora colocada em atuação através do Colossus, como visto no filme o filme "O Jogo da Imitação".

Resultado de imagem para alan turing
Alan turing

Imagem relacionada
Colossus

Computação moderna:

A computação moderna pode ser definida por conta do uso de computadores com base digital, ou seja não utilizam componentes analógicos com base para seu funcionamento.
A computação moderna pode ser dividida em atualmente de cinco a seis gerações, mas nos ateremos ás cinco gerações.

A primeira geração (1946 - 1954):

A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas e uso de espaços massivos para construções de maquinas. A maioria dos computadores dessa geração foram criadas pelos EUA e Inglaterra, os quais possuíam aplicações nas áreas cientifico-militares do período da Segunda Guerra.
O primeiro computador digital eletrônico foi o ENIAC que surgiu em 1946 e tinha como função calcular movimento de projeteis e trajetórias balísticas. Ele teve um papel importante na guerra fria e desenvolvimento de bombas atômicas.

 Imagem
ENIAC

Por conta da falta de confiabilidade, surgimento de problemas nas válvulas e a necessidade de reprogramar a maquina continuamente, no final dos anos 50 foram gradativamente substituídas pela segunda geração:

Segunda Geração (1955 - 1964):

A substituição das válvulas eletrônicas pelos transistores, os quais facilitaram a alocação de computadores em áreas menores além de reduzir o consumo de energia e reduzir o tempo de processamento.
Foi durante 1959 e 1965 que surgiram os computadores da segunda geração, daí começaram a surgir conceitos como o de CPU (unidade central de processamento), memória e linguagem de computação possibilitando entradas e saída. A linguagem utilizada para as maquinas linguagem assembly (retomaremos em próximos posts), também conhecida como linguagem simbólica, que utiliza de  mnemônicos (forma de auxiliar a memorização)  para instruir a máquina.
Como exemplos podemos citar as seguintes maquinas:

 Imagem
PDP-1
O primeiro computador utilizado para aplicação de jogos como Spacewar

 Imagem
IBM 401
Teve uma capacidade de memória base de 4.096 bytes
 Imagem
Tradic
O primeiro modelo de computador integralment transistorizado feito pela Bell Labs.

Terceira Geração (1964 - 1977):

A terceira geração foi marcada pela utilização de circuitos integrados, feitos de silício. Conhecidos também como microchips, pois eram construídos integrando grande quantidades de transistores, logo diminuindo o tamanho e o preço das maquinas. 
o computador que representa essa geração foi o IBM's System/360, que era voltado para um setor comercial e cientifico. 

Resultado de imagem para ibm system 360
IBM System/360

Entretanto no final desta geração já começaram a surgir novas empresas focadas na produção dos computadores pessoais como o Apple 1.


Resultado de imagem para apple 1
Apple 1

Houve também a integração de linguagens de programação de alto nível (retomaremos em outros posts) que deu inicio à industria de softwares. 

Quarta geração (1977 - 1991):

Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo fim do conceito de um CPU e a consumação de um processador físico. Além do surgimento de sistemas operacionais como MS-DOS, UNIX, Macintosh. E o surgimento de linguagens de programação orientadas a objetos como C++ e Smalltalk.
Essa geração se marcou pela popularização dos computadores.

Resultado de imagem para Apple 2
Apple 2

Quinta e sexta geração (1991 - atualmente):

Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram arquiteturas 32 e 64 bits para os processadores, além de discos rigidos com mais de 600 gigabytes e leitura de discos ópticos.

Resultado de imagem para arquiteturas 32 e 64 bits
Processador Intel I7
Já a sexta geração esta diretamente ligada aos avanços de inteligências artificiais, armazenamento em nuvem, distribuição de dados, a micro computação e o surgimento de paradigmas de programação mais complexos.

Resultado de imagem para iphone x
Iphone X

Resultado de imagem para samsung fold
Samsung Fold

Resultado de imagem para inteligencia artificial robo
Robô Sophia

Em nossos próximos posts faremos uma ponte entre as gerações os paradigmas de programação e a computação.

Bibliografia:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Web 2.0

Web 2.0    O termo Web 2.0 foi usado pela primeira vez em outubro de 2004 pela O'Reilly Media e pela  MediaLive International  como nome de uma série de conferências sobre o tema, popularizando-se rapidamente a partir de então. Tratou-se de uma constatação de que as empresas que conseguiram se manter através da crise da Internet possuíam características comuns entre si, o que criou uma série de conceitos agrupados que formam o que chamamos Web 2.0.    A  web  2.0 é o que usamos atualmente, destaca-se por ser dinâmica, ao contrário da  web  1.0 que é estática. Referindo-se à  web  2.0, dinâmico indica a interatividade e participação do usuário final com a estrutura e conteúdo da página. Nela, o usuário final pode postar comentários, enviar imagens, compartilhar arquivos e fazer milhares de outras coisas que a  web 1.0 não permitia.    Outra grande mudança entre a  web 1.0 ...

Open Knowledge

A  Open Knowledge Foundation (OKF)  é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2004, que visa, sobretudo, a ampla disponibilização de dados úteis para a população. Atualmente, sua sede se encontra em Londres. Apesar disso, a OKF tem conexão com afiliados em mais de 40 países , sendo assim, uma organização internacional. Fig. 1: Logo da OKF A organização é responsável por atos importantes na história de dados abertos na internet, tal como a Open Database License , um acordo de licença que evidência ao máximo as leis e principíos dos dados abertos . Além disso, é organizadora de iniciativas como a Operação Serenata do Amor , uma inteligência artificial, que fiscaliza os gastos na câmara dos deputados em nosso país. O objetivo da OKF é simples, mas consolidado: acesso a informação de forma fácil e gratuita. Podemos dizer, até mesmo, que essa filosofia é a percursora de sites de governo eletrônico , como o Portal da Transparência , que torna as ações de organizaçõe...

Codificação e os paradigmas de programação

INTRODUÇÃO Codificação (definição): Segundo o dicionário Michaelis: 1. Ato ou Efeito de codificar. 2. Reunião de leis em código. 3. Representação de um programa em determinado código, a fim de que seja aceito por um sistema. A partir da terceira proposição desse dicionário, identificamos a principal ferramenta de trabalho dos atuantes na área co mputacional ou programadores. Podemos definir código na computação como um conjunto de caracteres qu e serão ordenados pelo programador para que obtenha-se o resultado desejado, seja esse voltado a transmissão de dados, recepção, segurança, entre outros. Código  Algoritmo História: Pode-se afirmar que a codificação surgira junto com a  necessidade  do ser humano se comunicar de forma precisa com a própria espécie ou com outros seres, podemos ter como exemplo as pinturas rupestres (datadas de 40.000 anos antes de cristo segundo livros de história). Pintura Rupestre Ao passar do tempo...